segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Chorando pela natureza: Poesia Geopolítica Ambiental

Alexandre Morais Paulino
Esquerda: Capa do Livro; direita a cima: Sarau na Praça de Cotia - foto da organização; Direita a baixo: Imagem do vídeo do Canal Tome Aí Um Poema.

Em agosto deste ano recebi o convite do canal Toma Aí Um Poema para participar da primeira antologia da editora Eu-I de Curitiba.


“[...] Nós não somos muito de mandar e-mail, então, nem precisa se preocupar com o spam. [...] Esse é só para avisar que estamos com um edital aberto para a nossa antologia poética de tema “GEOPOLÍTICA AMBIENTAL”. [...] Cordialmente [...] As meninas do Toma Aí Um Poema.”
Trechos do convite recebido por e-mail.


A Eu-I é o braço editorial do Canal Tome Aí um Poema, um projeto independente de declamação de Poesia que tem como objetivo espalhar o máximo possível de poemas, encontramos nele poetas de todas as regiões, de todos os tempos, o projeto é uma realização de Jéssica Iancoski e Belise Campos.


“[...]
Sapopemas tamborilam na Amazônia
Notícias cinzentas oriundas das cinzas.
A floresta a queimar, a arder, a clamar...
Samaúma a árvore da vida lá do alto,
Esta escada do céu sofre
Com a vista enevoada
Pela fumaça de suas irmãs a arderem.
Seu caule ruidoso um grito de desespero,
Um brado a implorar:
Salvem a alma da floresta.
[...]”

Paulino, Alexandre Morais. Trecho do poema: “A Alma da Floresta”, pag.27, (Antologia Geopolítica Ambiental) Chorando Pela Natureza. Iancoski, Jéssica (Org.). Curitiba, Editora Eu-I, 2021.


Acesse a versão digital do livro no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1n1j5ib_RJdot959iUj0lEl3Y5ydKRk4p/view


Além do poema ter sido publicado na antologia, ele foi inserido no Canal do Toma Aí Um Poema, esta é a minha segunda participação no canal, anteriormente o poema “Livre” havia sido inserido no projeto (https://www.youtube.com/watch?v=FeEb5RHet6w).


Contato: paulinosistemas@hotmail.com

Outros links:

#AlexandrePaulinoPoeta #AlexandrePaulinoRadialista #ArteMarginal #LiteraturaMarginal #LiteraturaPeriferica #PoetasContemporaneos #Poesia #Poema #CasArteMarginal

Nenhum comentário:

Postar um comentário